quarta-feira, 4 de março de 2009

Aprenda o significado das palavras mais usadas quando se fala em imagens

Accents:
São pequenas imagens, figuras, arabescos, espirais e outras, usadas para embelezar ou complementar um trabalho. Podem estar em formato psp ou jpg.

Alphas (Alfas):
São alfabetos. Podem estar em formato gif animado, jpg ou png. Utilizados em assinaturas, tags, tops e em trabalhos de scraps.

Avatars:
São pequeninas tags em formato gif animadas, elaboradas com imagens, tile, brushes e outros efeitos. Geralmente são quadradinhas e com textos inseridos. É uma versão moderna e atualizada dos blinkies - mais elaborados.

Back:
Pode se referir tanto ao background - o fundo do papel de carta, ou ao tile - a "amostra" do fundo do papel. Em geral, refere-se ao todo do papel.


Background:
É o fundo do papel de carta. Geralmente é feito a partir de um tile pequeno que cobrirá toda a área do papel.

Blings:
São gifs animadas que possuem um efeito brilhante. Alguns deles se caracterizam por formar rapidamente o traçado de uma imagem, sendo muito utilizados para complementar as tags, criando um efeito animado e charmos.

Blinkies:
São pequenas tags em formato gif, usadas para assinaturas e pequenas mensagens. Os blinkies tradicionais caracterizam-se pela animação de pequenos quadradinhos que piscam ao redor da tag.

Borders:
São bordas. Podem ser assim também chamadas as frames (molduras) mais simples.

Brushes:
São imagens originalmente em preto, branco e cinza, que são aplicadas em tags e papéis na cor que se quer, produzindo um efeito de transparência muito bonito.

Corners:
São cantoneiras, imagens apropriadas para enfeitar as extremidades da imagem.


Dings:
As dingbats são fontes, embora não o pareçam. Elas possuem o formato .tff, o mesmo das outras fontes. Elas possuem características especiais: cada letra digitada corresponde a um símbolo ou uma forma.

Dividers:
São divisores. Em geral são barrinhas, ornamentos criando efeitos de barras, horizontais ou verticais, com o objetivo de dar uma idéia de separação ou finalização.

Doodles:
São palavras ou desenhos rabiscados que servem para enfeitar. Eles têm a aparência de que foram feitos à mão livre. Temos o recurso da caneta digital para esse tipo de trabalho.

Floaties:
É um tile pequenino em formato .gif animado, composto de imagens pequeninas. São usados para fazer um fundo animado de papel de carta.

Frames:
São molduras para dar um acabamento à imagem como se fosse um quadro. Há frames prontas para apenas se inserir a imagem, e há aquelas que criamos ao acrescentar bordas à imagem e nelas aplicar efeitos de moldura.

Gifs:
Imagens que se caracterizam pelo número reduzido de cores. Elas podem ser transparentes ou não, animadas ou não.

Glitters:
São pequenos tiles (fundos) em formato gif animado, que são utilizados em assinaturas, tags ou para efeitos em formatações.


Gradientes:
São imagens em formato pspgradient, jgd ou jpg, caracterizando-se por uma combinação de cores em degradée.

Gráficos:
Referem-se a imagens em jpg, com fundo. Em geral, são imagens de fotos, pinturas, quadros, paisagens.

Imagem JPG:
São imagens em formato jpg. Podem ter um fundo liso - branco ou de outra cor - ou podem ter um fundo que faz parte da própria imagem . As imagens com fundo liso podem ser "limpas" no PSP, tornando-se transparentes.

Layers:
São "camadas" de imagens. Uma boa analogia para se entendê-las melhor é compará-las a folhas de papel transparente superpostas, cada uma com um elemento ou efeito, compondo uma imagem final. Elas podem ser trabalhadas separadamente de forma a obter efeitos interessantes e conseguir um resultado desejado.



Masks:
São imagens em preto, branco e cinza, que quando aplicadas, criam um efeito de transparência na imagem. Podem ter o formato jpg ou msk.

Palettes:
São paletas - opções que se tem para trabalhar com os diferentes efeitos ou recursos do PSP, apresentadas em janelas isoladas. As paletas mostram em detalhes os recursos daquele item escolhido. Exemplos: na paleta de Materials pode-se escolher as cores através de vários critérios, enquanto que a paleta de Layers apresenta as layers que compôem a imagem e as opções para se trabalhar com elas.

Patterns:
São padrões -modelos- de desenhos, estampas e efeitos de cores, para que se possa com eles preencher e decorar papéis, seleções, interior de fontes, etc. Possuem a vantagem de se poder aplicá-los com diferentes ângulos e tamanhos, adaptando-os ao trabalho que se pretende fazer.


Picture Tubes:
São imagens em formato picturetube, utilizadas como "carimbos" sobre uma imagem, com a utilização da ferramenta Picture Tube. Sua principal característica é que podem ser aplicadas em tamanhos variáveis, de acordo com a finalidade que se pretende, sem que se perca a qualidade da imagem.

Plugins:
São programas e arquivos com efeitos especiais que são adicionados como acessórios ao PSP. Existe uma variedade enorme de plugins e filtros, possibilitando mais recursos para se trabalhar com as imagens.

Quick Page:
É o scrap pronto, que chamamos de layout, com espaços vazados para colocar as fotos. São feitos em tamanho grande com alta resolução com terminação .png.

Selections:
É uma forma criada a partir de uma seleção determinada. Aplicada a um fundo, permitirá que se crie efeitos interessantes na composição de tags, tops e papéis.


Scraps:
Scrapbooking é o trabalho artesanal de montar álbuns, usando recortes, fazendas, botões, fitinhas, clips e etc. Dessa idéia, surgiu o scrapbooking digital, que é o mesmo tipo de arte, sendo que os papéis, botões, clips e todos os enfeites são feitos em programa de imagens no computador. São os SCRAPS.

Shapes:
São formas geométricas ou figuras utilizadas com a ferramenta Preset Shape, com a finalidade de compor, ilustrar ou complementar um trabalho. Sua aplicação poderá ser em tamanho, cores e estilos variáveis, permitindo sua adaptação ao efeito que se quer obter.

Slats:
Slat é uma imagem com tiras, usada em assinaturas, tags, e outros. A imagem aplicada a um slat assume a forma desse, criando um efeito interessante e apresentando a imagem em um formato diferente.


Stationeries:
São papéis de carta prontos, formatados, acompanhados de uma tag combinada com o papel.

TagsTag=etiqueta:
São trabalhos pequenos geralmente usados para assinaturas ou mensagens pequenas. São salvas normalmente em formato jpg e seu tamanho não é fixo. Utilizadas também para compor papéis de carta e complementar trabalhos em scraps.

Templates:
É um modelo de montagem do scrap e serve de orientação, para que seja feito o trabalho.

TextureTextura:
É um efeito que procura "quebrar" a cor lisa para realçá-la ou para criar uma aparência semelhante a outros materiais, tais como papéis, concreto, pintura, linho e muitos outros.


Tile:
É uma "amostra" do fundo que iremos utilizar para compor o background do papel. O tile não deverá apresentar emendas pois pretende-se que ele se "espalhe" por todo o fundo do papel, criando um visual homogêneo.

Tubes:
São as imagens que possuem os formatos psp, pspimage, picturetube, tube. Têm ótima resolução, transparentes e são muito utilizadas no PSP. Possuem 1 ou mais layers transparentes. Esses formatos não são visualizados pelo Outlook, pois tratam-se de imagens próprias do programa PSP.

Um comentário:

  1. Obrigado Schimmel por suas postagens,elucidativas para principiantes
    neste mundo mágico,do PSP e sua enorme familia.
    bjs marcela

    ResponderExcluir